ELETRICIDADE

A capacidade do KUDURA para gerar energia confiável, limpa, junto com a capacidade de produzir água potável é o que faz com que seja uma solução única de energia renovável para a electrificação rural e a solução sustentável mais apropriada. Ao gerar electricidade a partir de fontes renováveis de energia numa solução em mini rede, pode abordar todas as necessidades de energia de uma família rural, bem como de energia para pequenas empresas, combater as alterações climáticas e no caso de KUDURA, ao mesmo tempo, melhorar a saúde, reduzindo as doenças transmitidas pela água e respiratórias.

Existem muitos métodos e sistemas para a geração de energia eléctrica; a partir de energia solar fotovoltaica para geotérmica, turbina de vento para gaseificação de biomassa. Para acessibilidade, facilidade de instalação e manutenção, bem como para acesso a materiais que sejam encontrados na África rural, focámos a solução KUDURA à volta da energia solar fotovoltaica e da gaseificação de biomassa (biocombustível).

GASEIFICAÇÃO DE BIOMASSA

Sabia que os resíduos agrícolas como espigas de milho, cascas de amendoim, casca de arroz ou até mesmo aparas de madeira e podas podem ser usado para gerar eletricidade? Usando um processo de bio-combustível de segunda geração chamado de gaseificação, onde matérias-primas de biomassa são aquecida a uma temperatura superior a 700ºC para produzir um gás combustível, geralmente cunhado como gás de sintese ou produtor de gás, gera eletricidade regular que pode alimentar empresas rurais, comunidades, escolas e clínicas com os recursos locais disponíveis, e vistos como desperdício.

Além disso, um sub-produto do processo, e uma parte do carbono, é capturada como bio-carvão ou carvão vegetal. Este bio-carvão animal pode ser usado como briquetes para cozinhar ou para aumentar a fertilidade do solo, o que, em última análise produz maior qualidade dos produtos cultivados.

A biomassa prevê uma estratégia flexível, confiável e com custos resíduais energéticos baixos. Isto é particularmente interessante em áreas rurais onde a energia é cara para ser gerada e os resíduos agrícolas são abundantes. Os gaseificadores de biomassa podem ser fornecidos a partir de uma ampla variedade de fontes de biomassa, a partir de atividades de agricultura e processamento de madeira serrada de serrações . Sob variabilidade sazonal, esta cadeia de suprimentos pode ser protegido e/ou complementado com resíduos florestais a partir de um programa de gestão sustentável, por exemplo, centrais de ciclos de curta rotação ou plantas coppicing são geralmente apropriadas.

Ao transformar lixo em energia renovável, criamos um ciclo sustentável fechado, agregando valor ao que já foi percebido como “lixo”. Estas soluções de energia verde oferecem uma solução de gestão de resíduos quando o subproduto é reintroduzido de volta ao solo, enquanto a produção de serviços de energia pré-pagos permite uma mudança de vida de uma comunidade, cultura, fábrica ou empresa local.

Assim, a gaseificação da biomassa torna-se uma fonte de emissão de carbono neutro já que as plantas extraiem CO2 da atmosfera para crescer (fotossíntese), libertando-o de volta na queima para gerar energia, e ainda pode ser carbono-negativo como o carbono é tornada inerte depois de gaseificação, sendo efetivamente retirado do solo na forma de bio-char (enquanto que o carbono biogênico é reciclado naturalmente no ciclo do carbono por oxidação com O2 para criar CO2).

Agora, com o KUDURA na geração de eletricidade através da gaseificação de biomassa, a farinha de milho pode ser produzida localmente usando as espigas restantes ou o arroz pode ser parboilizado para garantir a máxima qualidade, usando as suas cascas.

A integração de energias alternativas como a tecnologia de gaseificação de biomassa na solução KUDURA permite o desenvolvimento sustentável e fornece uma série de benefícios para as comunidades fora da rede, quando as condições locais são favoráveis, tais como:
– energia a preços acessíveis – KUDURA pode gerar eletricidade em 0.1-0.4€/kWh para todas as comunidades rurais apenas com biomassa;
– esta é uma nova fonte de energia para áreas remotas onde não há combustível para motores a diesel ou não existe rede nacional ou quando os sistemas baseados no sistema solar fotovoltaico tem um custo proibitivo para obter sistemas de alta potência, ou ainda utilizações de energia em trabalhos de produção (como moinhos de cereais ou fornos);
– poder facilmente ser escalável – de 20 até 200kW;
– criação de valor acrescentado para as empresas de processamento agricola/alimentar que utilizam resíduos num circuito fechado e sustentável;
– flexibilidade de combustível – diferentes matérias-primas podem ser alternadas para lidar com a disponibilidade sazonal ou combinadas entre si em caso de escassez.

SOLAR FOTOVOLTAICA

Porque a energia solar fotovoltaica é uma tecnologia de energia renovável cada vez mais competitiva e madura é a principal opção para a produção de eletricidade no KUDURA.

Os módulos solares fotovoltaicos captam a energia solar que carrega um banco de baterias sem manutenção e fornece energia à noite ou sempre que necessário. Usando inversores de alta qualidade para garantir maior eficiência e período de vida útil da bateria, a energia elétrica é convertida numa corrente alternada para fornecer energia a mais de 50 casas simultaneamente, bem como a pequenas empresas, serviços que variam entre telefone, serviços de carregamento, barbearia, carpintaria, entre outros, através de uma mini rede. A potência é limitada eletronicamente a 50W ou até 250W por casa, proporcionando energia suficiente para as lâmpadas fluorescentes compactas (CFL) ou lâmpadas LED, carregamento de telemóvel, ligar um rádio e uma pequena TV de 125W a 500W respectivamente. KUDURA pode facilmente ampliar e adaptar-se a aumentos de procura futuros.

Isto pode parecer muito pouco para nós que vivemos no mundo desenvolvido, mas é na verdade mais do que suficiente para suprir as necessidades básicas iniciais de uma família que vive numa aldeia rural. Na verdade, uma instalação de sistema solar típico com KUDURA tem poder suficiente para as necessidades das família, bem como para iniciar um pequeno negócio.

Além disso, a energia solar fotovoltaica pode ser combinada com outros tipos de fontes de energia renováveis, como turbinas eólicas ou turbinas micro-hídricas para um melhor desempenho durante todo o ano com uma solução otimizada. Por exemplo, combinando a energia solar durante o verão, estação seca, quando a produção é maior, com turbinas hidroelétricas durante o Inverno/chuva. Este pode ser o exemplo de um sistema híbrido de baixo custo. Como uma solução de segurança e atendendo a situações de maior procura de energia, um gerador a diesel que se liga automaticamente ou um gerador a gás (biomassa).

E porque nós fornecemos componentes com tecnologia de alta qualidade que têm sido comprovadas para trabalhar na África rural, com um sistema de monitoramento de telemetria remota, bem como a instalação, sem preocupações e com manutenção de funcionamento, este sistema é uma solução confiável, comprovada e segura de energia sustentável de electricidade em áreas rurais. Esta é uma solução para as comunidades que vivem fora da rede ou para as empresas comerciais que estão conectados à rede, mas gostariam de eletricidade mais confiável, ou mesmo que pretendem diminuir a sua dependência do diesel que é caro e mudar para produção de energia renovável o seu negócio.