BIOGÁS

A unidade de biogás consiste num de dois estágios com um formato personalizado, um digestor contínuo. O sistema de monitorização da temperatura na qual a digestão termofílica ocorre, é essencialmente um computador que controla o terreno fértil ideal para certos tipos de bactérias, que se alimentam de material orgânico, neste caso esterco bovino. Ao fazer isso, as bactérias libertam metano, que é capturado, limpo e finalmente queimado num fogão a gás nas cozinhas rurais dos nossos clientes.

Totalmente automatizado, o sistema é projetado para facilitar o seu uso e diminuir a manutenção em áreas rurais. É dimensionado para fornecer até 4000 litros de biogás diário, com um teor mínimo de 65% de metano. Usando fogões com queimador individual com um caudal de 125 litros/hora, permite acesso ao tempo suficiente de cozedura para 10 famílias durante 3 horas por dia.

O “purificador” sulfeto de hidrogénio (H2S) remove corrosões e venenos antes do gás ser usado para encher recipientes a serem usados nas casas.

Ao optar por comprar estes serviços, as famílias rurais cortam a sua dependência da lenha e do carvão. A sua utilização anual estimada em 4,8 toneladas de madeira por ano ou 14 árvores, faz com que haja um impacto destrutivo significativo no ambiente, tanto na forma de emissões de carbono como no desmatamento.

Com uma estimativa de 1,6mil pessoas a morrerem anualmente de doenças respiratórias causadas pela inalação de poluentes, devido ao fogo dentro da cozinha, ao ser usado biogás vamos permitir um impacto significativamente positivo sobre as vidas salvas.