O que diz um nome? KUDURA!

Numa das nossas mais recentes viagens a Sidonge, tornou-se claro que há muito a dizer (e que ainda não terá sido dito) sobre um nome. Ao conversar com alguns dos moradores da aldeia, ouvimos que a nossa solução (RVE – Rural Village Energy Hub) é conhecida por “A Caixa”, “A Caixa de Energia”, “A Caixa do Gás e da Água”, “A Máquina de Luz” ou simplesmente “A Máquina”. Dado o nosso foco num nome mais profissional, o nome oficial RVE, ficámos algo frustados. Precisávamos portanto de um nome mais simples.

Kudura
Impressão Artística: Kudura

Tal fez-nos pensar sobre a marca. Uma vez que o nosso maior esforço de marketing nos meios rurais é o chamado marketing ‘boca-a-boca’, tornou-se claro que seria crítico que os nossos ‘marketers’, as pessoas que beneficiam dos nossos serviços, falassem todos na mesma língua, por assim dizer.

Precisávamos que a população se referisse à nossa solução de forma muito positiva e com um mesmo nome, fosse com quem falassem. Preferencialmente uma expressão local, relevante e que ficasse na memória.

Analisámos várias palavras Kiswahili, das quais Lulu e Kudura foram as favoritas:

  • ‘Tunu’ — Algo com valor, precioso, tesouro, raro, lembrança
  • ‘Lulu’ — Pérola — Tal como Uganda é conhecida como a “A pérola de África”
  • ‘Safina’ — Árca de Noé –Como um salva-vidas, entrega
  • ‘Kudura’ — poder poderoso ou divino — Poder da mudança!
  • ‘Johari’ — Jóia

Acabámos por escolher KUDURA por várias razões. Acima de tudo, o conceito de “Poder da Mudança” soou mais alto pela semelhança com o nosso slogan “Mudando a Vida Rural para Sempre”. E assim a nossa solução RVE ficou conhecida por KUDURA!

vivian vendeirinho

Feira Ambiente 2012 in Angola; 2nd annual exhibition dedicated to Environmental issues RVE.SOL interviews with the Green Business Podcast on EPN - Entrepreneurs Podcast Network
Top