Patente Pendente e recente ronda de investimento confirmam aposta em sistemas de minirrede elétrica

A Organização Mundial de Propriedade Intelectual concedeu à RVE.SOL a patente internacional pendente pela inovação e pelo sistema multisserviços do KUDURA, uma solução minirrede de acesso à energia, a primeira e única que integra eletricidade, biogás e água potável, incluindo geração, distribuição, monitorização, contador e sistema de pré-pagamento por telemóvel.

A notícia tem impacto no setor, designadamente do lado dos investidores, tendo a RKW Holding assegurado totalmente esta ronda de investimento. A RVE.SOL e a RKW estabeleceram o seu primeiro contacto no The Business Booster promovido pela KIC Innoenergy em outubro de 2014, o principal evento europeu no campo na inovação no setor da Energia.

“A RVE.SOL apresenta um modelo de negócio que prova, finalmente, que a aposta nas zonas rurais mais pobres é viável no mercado. Assegurando claramente o aspeto social, a RVE.SOL traz um modelo de desenvolvimento financeiramente sustentável na abordagem a este potencial inexplorado” afirma Kris Vanherle, Diretor da RKW Holding. Kris Vanherle acrescenta ainda que “A RVE.SOL está, não só a criar a comercialização da solução mais confiável e flexível em sistemas de minirrede de energia, como o seu modelo “pay-as-you-go” assegurado por um sistema de contador e de pré-pagamento por telemóvel, promove toda uma mudança na lógica de funcionamento. Vemos, assim, o nosso investimento a reforçar a ideia de uma empresa social que, finalmente, aborda o paradigma rural de forma sustentável e financeiramente viável.”

A notícia chega num momento crucial deste setor. Há muito que tem sido aceite que a Ajuda Internancional não é suficiente para promover um modelo de desenvolvimento que seja sustentável nas zonas rurais de maior pobreza e as soluções de energia renovável estão rapidamente a ganhar terreno enquanto padrão de fornecimento a preços acessíveis junto das populações que têm sido marginalizadas do acesso à energia.

Existe muita atenção e cobertura dada pela imprensa ao setor das soluções domésticas de energia solar, no entanto os sistemas de minirrede são mais escaláveis e respondem a maiores necessidades de energia numa família, incluindo água potável, fundamental para a visão apontada pela Plataforma Água-Energia-Segurança Alimentar (WEF Nexus).

Os números mostram que um investimento anual de apenas 120 Euros por família permite ao sistema multisserviços KUDURA fornecer, a preços acessíveis, alternativas renováveis e mais fiáveis em comparação com a lenha ou o uso de combustíveis fósseis, como o querosene e o gasóleo. Além disso, o projeto sustentável KUDURA permite gerar emprego, promover pequenos negócios, melhorar as condições de saúde e combater as alterações climáticas.

“O uso produtivo de Energia é o que verdadeiramente retira as pessoas da pobreza, gerando rendimento e reduzindo as despesas em energia e saúde. Com o KUDURA, encontrámos um modo de oferecer um serviço acessível e descentralizado àqueles que se encontram na chamada Base da Pirâmide, com um bom retorno do investimento.” diz Vivian Vendeirinho, Sócio Gerente da RVE.SOL. Acrescenta ainda que “com o reconhecimento da patente pendente a nível internacional e a aposta de investidores de relevo na empresa, acreditamos que este é o ímpeto necessário para obter soluções de eletrificação rural rentáveis no mercado e extensíveis à dimensão desejada”.

RKW_logoSobre a RKW Holding

A RKW é uma holding familiar que participa em projetos e empreendimentos sustentáveis. Com raízes no setor da construção de quadros elétricos industriais (Penders & Vanherle www.pnv.be),  está atualmente a expandir os seus horizontes para novas áreas de atuação e setores diversos, como sejam as energias renováveis, redes inteligentes, tecnologias limpas até ao setor dos jogos online, ativamente em busca de novas oportunidades.

 Leia o comunicado de imprensa completo aqui.

Sandra Lemos

RVE.SOL’s patent-pending award and recent investment round aims to launch Minigrids into the mainstream Productive Energy Use, a catalyzer for cash-flow positive rural energy & water access
Top